Previsão Semanal

Aos Domingos à noite, este Blog afiança uma previsão meteorológica para o litoral norte para a semana que se lhe segue.
Ou não.

2012-02-29

É por causa disto assim assim ...

A “Cristas” enviou na passada semana um Fax a Cristo solicitando a Sua intervenção. Este , alegando muito trabalho por outras terras secas e ímpias, apinhadas de gente herege, só hoje pode responder em comunicado ,ao solicitado . A agência Lusa teve acesso, de fonte próxima, ao Fax de resposta: “ Cara devota Cristas : Desde logo, como aprecio a sua Fé . É de gente com a crença que V.Exª revela que a agricultura precisa, para um dia poder produzir mais e melhor. Permita-me no entanto que lhe diga, que há aqui um problema. Ainda não vou poder satisfazer a sua prece derivado disto assim assim” . Consta que Cristas , nada sabendo sobre ciclos climáticos ,não terá entendido a resposta e pondera agora mudar de religião. .......foto minha à pouca chuva de quinta e ao azul que regressará de imediato.

2012-02-27

Outros Tempos...

Os solos portugueses vão receber já na próxima 5ª feira a 1ª tranche dos 79 000 litros de chuva que a troika (S.Pedro, Anticiclone dos Açores e Circulação Geral da Atmosfera) vai emprestar. No memorandum de entendimento, Portugal terá que devolver até ao Verão os 79 mil mais 23 mil litros em juros. Ou seja , sem renegociação destas condições é óbvio que a seca agravar-se-á e o acesso de Portugal aos mercados das precipitações continuará vedado. Os solos portugueses lamentam a falta de sentido de estado (do tempo) dos seus governantes. ............foto minha em frente à Quinta da Conceição, em Leça, no tempo em que o acesso ao crédito das precipitações era ilimitado.

Se...

A Criança do Vale é testemunha: Há 25 000 anos que não havia um Dezembro , Janeiro e Fevereiro tão secos. Se a Primavera não for chuvosa, a seca meteorológica vai durar, pelo menos, até ao Outono. O Menino do Lapedo teme agora pela sua sobrevivência, já no próximo Verão. ........ ......................................... ............................................... ....................................................................... ....................... foto minha à capa de um dos “ enormes livros ” do João Aguiar.

2012-02-25

Gaivotas em Terra .

Os consumidores da REN estranharam a presença de uma gaivota chinesa supervisora . Era unânime a opinião entre eles que para uma gaivota de lugar tão longínquo estar tão terra dentro , muito revolto estaria o “mar português”. Os consumidores temem agora que outros “Passarões” passem agora a supervisionar os seus ninhos e pior, os seus próprios acasalamentos. ................... .............................................foto minha da varanda cá de casa, a 5 km do Oceano.

2012-02-23

Os três !

O trio olhava atentamente para o resultado das medidas da Troika.Não gostava do que via. Os três já sabiam a receita que os outros três tinham aplicado à sua matilha amiga da Acrópole. Como eram mais as semelhanças que as diferenças na “ajuda” , os três saíram desenfreados do conforto do varadim e desataram a alertar todos os lusos canídeos. Que estes três latidos sejam escutados como uivos de revolta contra os “ três da vida airada” . .................foto minha em Terras do Bouro.

2012-02-22

Passos ao Sol...

Na habitual reunião semanal das quintas-feiras do governo do Sol com os seus discípulos ministros meteoros , foi feita uma exaustiva análise do actual estado do tempo e o debate, segundo fontes próximas, terá sido aqui e ali algo aceso. O ministro da chuva (Finanças) lá foi dizendo, devagar, muito devagar, que não eram convenientes estes cortes brutais que estavam a conduzir o país à “falta de liquidez”, ao mesmo tempo que garantia o apoio das precipitações alemãs , caso o agravamento da situação interna justificasse. O ministro dos Aguaceiros ( Economia) , reclamava a reposição de verbas que tinham sido previamente cabimentadas, admitindo no entanto que , na sua impossibilidade, poderíamos em alternativa , exportar o sol que de Belém a Freixo de Espada ao Ombro produzimos. Os ministérios da trovoada, trovão, relâmpago ,saraiva , neve e vento, agora todos agrupados na ministra Cristas, sobrinha do chefe do Governo, apesar de algumas críticas, tem fé , muita fé que vá chover antes que seja necessário tomar medidas adicionais. Consta que o ministro da Geada ( o Relvas), entrou mudo e saiu calado. Pudera ! Com este frio anticiclónico, aparece todos os dias e farta-se de falar sobre tudo, de tudo, ainda que não vá dizendo nada. Por fim, o Sol, terminada a reunião, lembrou a todos os descontentes que em muitos países, estará a chover.

2012-02-20

Um dia, vai voltar a chover ...

O novo Coordenador da CGTP ( Caraças, Gamam-nos Toda a Precipitação),fez um apelo vigoroso a todo o vapor de água , às nuvens desempregadas e às precipitações em atraso no sentido de participarem nas formas de luta que a CGTP vai encetar. Esta nova “Desordem" Meteorológica Mundial é inaceitável e a deslocalização que o S.Pedro tem feito das chuvas para regiões onde é mais barato fazer chover, é crime. A seca é tanta que há casos já dramáticos na região do vale do Ave onde há famílias de nuvens que já não têm vapor de água para dar ao seu agregado familiar. Outras há, que não tendo Humidade para pagar a suas prestações aos bancos (de nevoeiro), entraram em insolvência e dissiparam-se. Nestas condições , o novo Coordenador espera assim poder reunir o máximo de meteoros e acredita que na sua determinação para uma luta sem tréguas , um dia, vai voltar a chover .

2012-02-19

No tempo em que havia nuvens !

O rei Carlos Alberto da Sardenha e do Piemonte,apeado do seu trono em 1849 pirou-se aqui para a Invicta . E que belo refúgio conseguiu. Para 1ª Aposentadoria uma coisa assim meia modesta, humilde , um T 18 , com jardim uma quinta e um quintal , o Palacete dos Viscondes de Balsemão ,onde agora está instalada a Direcção Municipal da Cultura da Câmara do Porto . Chegado cá , quis logo saber da...s gentes mas sobretudo do clima . Como tinha asma e reumatismo articular agudo e como lhe disseram que isto aqui era muito húmido e cinzento , receava que a escolha do refúgio não tivesse sido a mais criteriosa. Ao fim de quase 3 meses de sol no seu 1º Inverno tripeiro, não hesitou em adquirir a Quinta da Macieirinha, actual Museu Romântico. Consta que morreu pouco tempo depois , mais pela Cura do que pela Doença. ……..foto minha na Praça Carlos Alberto,no tempo em que havia nuvens.

2012-02-18

Seca? É mais uma !

O cervídeo da Ribeira dos Piscos encontrava-se em pânico. Estava ali há tantos anos e nunca tinha visto um Dezembro a Fevereiro tão secos. Comentava com os das rochas vizinhas a situação extrema. E lamentava. -Já viram ? Em breve não temos que comer. Não há chuvas. Não há pasto e afinal, tantas ameaças do Homem e vai ser o Tempo que nos vai afogar na seca. -Calma, dizem os dois de Penascosa . Em 20 000 anos por quantas destas já passámos? É mais uma. Às vezes acontece. E resistimos. ...........foto minha no Museu do Côa.

2012-02-17

Que Seca !

A reestruturação imposta pela Troika na estrutura do Governo ( dos Céus ) da República , baixou o rating do Ministério das Chuvas à categoria de Secretaria de Estado. Ao mesmo tempo, promovia a criação de um super- Ministério do Sol e da Sombra , do Frio e do Azul, uma espécie de “ assunção (às) cristas de um ciclo” cujo epitáfio estaria longe de estar escrito. Que “seca” de Troika ! ………..foto minha ao preto e branco do sol e da sombra com o frio e o Azul por perto.

2012-02-15

Circum-Navegação

Vinham de uma das mais distantes galáxias do Universo , a NTTDF-474 em viagem de estudo e investigação. Tinham entrado há uma semana na Via Láctea e procuravam agora um Sistema Planetário que tivesse um exemplar simpático para fazerem uma paragem técnico- turística. Visitaram já 3 planetas doutros Sistemas mas sentiram-se muito incomodados com as desigualdades e as injustiças entre a população autóctone. E abalavam assim que pousavam. Ao aproximarem-se da Terra sobre os céus da Ibéria , pensaram que tinham finalmente encontrado um local onde pudessem reabastecer e usufruir de algum tempo de lazer, após tão cansativa viagem. Mal aterraram na parte ocidental da Península foi-lhes logo cobrada uma taxa de ocupação da via pública e um avultado imposto de circulação. Depois quiseram reabastecer e constataram que iam pagar o preço mais elevado dos combustíveis das últimas 40 Galáxias. Ainda assim resolveram permanecer e depois de estacionarem a nave em parque ( pago) iniciaram uma visita no terreno. Ao falarem com inúmeros residentes desempregados e um sem número de outros a viverem com o ordenado mínimo ,depois de constatarem o valor das pensões de uma multidão de reformados e de saberem dos vencimentos de alguns gestores públicos e privados desataram a correr para a nave e fugiram. Desconhece-se o seu próximo destino. ……Fotografia nocturna da Península Ibérica, recentemente obtida a partir da ISS (Estação Espacial Internacional) .

2012-02-14

Resistir .

Bem ! É agora Gedeão. Vou-me embora.Já “trataram” da Grécia. A seguir , a quem vêm eles “dar a mão”? -Espera. Mas assim estás a fugir. -Então não? Vês outra solução? Vou aproveitar a Nau que vai partir com este tempo de feição . -Mas tens para onde ir ? -Não. -Ó Navega , então? Desta vez ,não te vou seguir.Fico cá. E ainda vais ouvir da mobilização que estará para vir. -Achas ? Mas assim , se calhar, vou desistir de partir. -Isso. Faz isso . Já viste? Continuamos juntos e engrossamos os que querem e vão conseguir resistir .

2012-02-12

Antes o frio, pois então !

O 73 sofreu fracturas em alguns traços enquanto o 08 e o 10 apresentaram várias escoriações. Todos tiveram alta já hoje . Não escondiam o desconforto da situação ao mesmo tempo que lembravam outros tempos agrestes que tiveram que enfrentar, bem mais simpáticos. Antes o frio , mesmo que seja muito, pois então ! ............... ........................fotos nos dois dias mais marcantes destes 73, 08 e 10 !

2021 Odisseia no Espaço .

Como ainda tenho umas coisas para fazer, vou lá abaixo buscar mais um ou dois barrotes de lenha. Já não há muitos. Este Inverno, o frio anda-me a gastar 9,2 (toneladas) aos 100 ( dias).É muito. E falta-me água, caraças. Amanhã vou saber notícias do Porto. Vem cá um amigo sem terra que por lá resiste . O tempo nas cidades vai mal. Ainda hoje chegou cá à aldeia um grupo de desalojados oriundos da cintura industrial. Já têm onde dormir.O Povo desdobra-se na ajuda.Haverá solução para estes desgraçados. .............foto minha .

2012-02-10

O rio vai com pouca água.

Hoje estou com o acesso bloqueado. Não consigo abrir nenhum hieróglifo .Que maçada . Tanto tinha para decifrar , mas “computer says no”. Não faz mal. Vou agasalhar-me e vou dar um passeio ao Nilo .Dizem que vai com tão pouca água que o próprio Faraó já questiona o cumprimento dos prazos na execução da sua pirâmide. Teme que não possa abrigar e proteger o seu corpo mumificado e seus pertences em tempo útil. Vou lá ver o que se passa.

2012-02-06

Mais uma sesta sobressaltada .

Ouvia o vento , mas era no som da chuva nos beirais e na terra que sentia a harmonia, a sinfonia de um Fevereiro normal. Havia a notícia de mais chuva a caminho mas não para esta tarde. Falha na previsão.Não faz mal. Enquanto recalculava o meu "programa de festas" para este Domingo , fui à varanda ver a minha terra alagada , bem preparada para o próximo Verão . Tão entusiasmado terei ficado que bati decerto na mesinha de cabeceira e terei acordado da sesta , neste pesadelo de seca verdadeira, quase extrema. Já não é a 1ª vez que a sesta faz-me mal. ........foto da varanda cá de casa, noutros Fevereiros.

2012-02-05

Vaga de ...

À vaga de assaltos da alta finança (mundial) à economia europeia , junta-se agora a do frio . Pobre Europa assolada por vagas de “ratings” e PSIs -menos 20, enregelados. E ambas ameaçam perdurar. ...................... ............................................... .................................... ….foto minha .

2012-02-03

Reflexão

O abrigo ( meteorológico) corria o risco de insolvência. Os “pluviómetros” , já não recebiam salários ( chuva) há mais de 2 meses. Os termómetros estavam (com os subsídios) congelados . Os barómetros ( classe média) , numa (enorme ) alta (su)pressão. Foram todos à manifestação na Praça (poça ) da Chuva. Mesmo sabendo que as notícias não eram animadoras. ……….foto minha a um “abrigo insolvente” (P.Rubras), outrora próspero no registo de temperaturas ,pressão e precipitação, hoje, objecto de “reflexão”.

2012-02-02

Não dá muito jeito ...

Almeida , Cabeço de Vide (em Fronteira), Candelária (em Ponta Delgada), Mourão, entre outras localidades, sabem-no bem : Se a sua Padroeira Nossa Senhora da Luz (também invocada sob os nomes de Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora das Candeias ou ainda Nossa Senhora da Purificação) rir , está o Inverno para vir, se chora está o Inverno fora. Pois. Pois. Como se não soubesse da seca que vai agravar. Nesta alturas não dá muito jeito ser um ateu do caraças ! ………............ foto minha a 2 de Fevereiro ( Senhora das Candeias) de outros anos em que por esta altura costumava chover.

2012-02-01

Tempo de Espera .

Diz o de pé ao sentado: -Bem visto. Se eu soubesse que só nos deixavam sair da praça quando chovesse, estava aí ao teu lado. O meio apoiado , acrescenta: -Nem mais. Com tanta espera , a ciática da minha perna esquerda desespera. Diz o sentado : -São muitos anos nisto. Alguns Invernos são assim. Quando têm que chover,fazem-se esquecidos , ai e tal não é nada com eles, um friozinho para disfarçar e quando damos por ela, entra a Primavera e nós ainda à espera, de pé . Não ! Eu é que não sou parvo. Se é para esperar pela chuva, então espero sentado… ...........foto minha em Vila do Conde.