Previsão Semanal

Aos Domingos à noite, este Blog afiança uma previsão meteorológica para o litoral norte para a semana que se lhe segue.
Ou não.

2011-10-31

Reacção...

-Ó Gedeão , não sei o que é que tenho hoje ; Ando aqui com o coração a acelerar e a respiração a ofegar nas entrelinhas da comoção. Os olhos humedecem-me no aguaceiro da incompreensão . Tenho soluços de incredibilidade que alternam com suspiros de desalento . Não há afago que os afugente. - Ó Navega; desculpa lá; com toda essa descrição ? Não sabes? Mas isso é a Tristeza, Homem. Tens que reagir. Vais ver que amanhã , o que era verdade hoje ,diluir-se-á na torrente da nossa emoção. -Caraças. Que bom que é, ter-te por perto.

2011-10-30

Que interessa a hora?

Diz o que está pousado no traço das 3 h ao que descansa no das 9 h: -Mudou a hora. Que fazemos? -Nada. Isso é lá com eles . Seguiremos o nosso caminho. Amanhã , conto acordar à mesma hora , procurar alimento nos mesmos sítios , cagar onde tiver que ser e cortejar as mesmas pombas disponíveis. - Os do meio sabem da alteração? - Sim. Não te preocupes. Todos ignoram esta mudança que em nada (n)os afecta… ........................... ..................semana de chuvas e ventos.

2011-10-29

Hoje não vou dizer...Hoje, vou escutar !

Hoje decidi fazer greve às palavras e aos pensamentos. Estou cansado de falar da crise, do défice, dos mercados, do assalto deste governo às nossas algibeiras, do mundo capitalista, egoísta, das guerras pelo petróleo , da geração à rasca, do retrocesso de 40 anos nas conquistas salariais e nos direitos sociais em Portugal, das dívidas soberanas , dos ataques ao €uro, da aldrabice de muitos políticos, dos ladrões descarados , dos que disfarçam e até conseguem ser reeleitos sem os votos dos indignados, dos que fogem depois de roubar, abastados e dos que não precisam de o fazer porque sabem que serão perdoados. Hoje que me desculpem os desempregados e os reformados desprotegidos, que nem das tempestades num copo de água, quanto mais dos temporais passados e dos já anunciados , eu quero falar. Hoje tenho mais em que me preocupar. Quero relaxar. Vou por uma música a tocar. Ó caraças; não sei se vai dar; .................foto minha em Serralves.

É Outono...

Diz o sol às nuvens: -Ei ! Onde pensam que vêm ? Calma. Depois do ocorrido, dai-me algum descanso. -Sim. Mas despacha-te . Tens até Domingo. -Ui ? só? -Estás mal habituado. É Outono. O que é que julgas? -E depois? Querem V.Exªs dizerem-me quando posso regressar? -Durante a próxima semana, nem penses. Depois vê-se isso. -Não te esqueças do Verão de S.Martinho... ............. .................foto minha em Matozinhos ( que era assim que se escrevia) .

2011-10-28

Sol de um lado, negro por outro...

-Tu já me viste isto, Gedeão? O dia volta a nascer azul e regressa a estabilidade , a calma , aos “mercados” atmosféricos; Aqui , o caos de ontem, diluiu-se ao virar do dia. Porque é que os nossos “mercados” também não “reagem” assim? -Ai não sabes? Não vês que neles, não é o Homem que controla? Eles desequilibram-se, mas ninguém duvida do seu natural restabelecimento regenerador, na sua “circulação geral da (boa) Atmosfera "económica" . -Faltam-nos uns “cumulunimbos” na Economia ? É isso? -Não , Navega . A Economia até nem vai mal. São as Finanças. Uma coisa muito humana. Quantos tempos negros já não passámos , quantos não iremos passar, por causa destes “mercados” inventados pelo Homem?

2011-10-27

Regresso...Progresso...

As formas de azul ganham espaço , avançam terreno, consolidam o regresso. Reocupam o (seu) território no céu. Os rectângulos negros, os losangos cinzentos e os escalenos quase brancos , congratulando-se com o dever cumprido, recolhem aos seus lugares ,pacificamente. ............................. .............................................................. ...................................... ...foto minha em Serralves. Não será de hoje, seguramente. Acontecerá de novo, este fim de semana.

2011-10-26

Avisos no Reino e na República...

Como é esperada borrasca desmesurada, a Rainha preocupada , convocou todos os seus súbditos barcos para terra firme. Que nenhum se faça ao mar nesta quarta-feira. Vem aí temporal. Também em Terra , a República alerta para tempo pontualmente severo,devendo os cidadãos precaverem-se , quando nos seus inadiáveis afazeres ,forem para a rua. ................. ......................................... ..................................................... …………….foto minha em Vila Chã , em êxtase com o que eventualmente possa aí advir.

2011-10-25

Em busca do Amor

Eu levava outro destino. Seguia o meu caminho. Já dera até notícia da minha chegada. Eis senão quando, ao Km 10 , apareceu-me outra morada; Travei a fundo para poder virar ; o senhor de trás ficou a protestar ,pedi desculpa e mudei de rumo para esta nova peugada amorosa; Segui em direcção à Ortigosa… ....................... Como a chuva vai de novo carregar na quarta-feira, um mês para uns, desastrosamente seco , para outros, deliciosamente soalheiro e quente, vai ficar para a posteridade como um mês mais húmido que o normal. Tal como na História da Humanidade ,também em meteorologia há dias que valem o mês, percorrem épocas, fazem História.

2011-10-21

Fim do Verão

-Vamos lá embora. O Verão acabou. -Pois é. E como tardou em acabar , o Outono sente-se agora no direito, de compensar. -Claro. Foi tão mal tratado que irá chegar revoltado. Que julgas ? Virá abrupto. Vamos. Vamos embora.Rápido. -Sim.Decerto . Mas esteve-se aqui tão bem.Fora de horas. Mais prazer tem. -Esperem por mim. Calma. Só lá para Domingo é que o tempo vai "apertar" ............foto minha , enquanto corria na direcção de um bando de gaivotas que estava tranquilamente pousado , a gozar as delícias de um por do sol de Verão à beira-Mar. Na realidade , foto de um gajo chato que, naquele momento, incomodou toda uma Comunidade.

2011-10-20

Bando indignado...

O movimento dos estorninhos indignados está a crescer. Há uma semana , nem chegavam às duas dezenas. Agora aparecem por todos os lados e começam a cercar o edifício da sua “Assembleia Legislativa”. No seu chilrear, percebe-se que não vão permitir que os estorninhos deputados aprovem os cortes anunciados nos voos , para favorecer a livre circulação das aves de grande porte. O Protesto vai alastrando de bando a bando e temo que nos próximos dias vá ser difícil dormir nas redondezas. …………foto minha ,à Indignação, da varanda cá de casa .

2011-10-19

Tragédia evitável ...

A Protecção Civil colocou na passada sexta-feira em alerta vermelho e para os próximos 4 anos, todo o Território Continental devido ao Furacão Passos (F5). Com o seu “olho” localizado na região de Lisboa, os estragos que a Protecção Civil está a prever são dantescos. Toda a população será afectada mas serão as classes mais vulneráveis a estes fenómenos ( funcionários públicos e pensionistas) que têm que se preparar mais, para resistir a esta tragédia. Os ventos fortes dos cortes farão voar as deduções no IRS , os subsídios de férias e natal . A precipitação intensa provocará brutais enxurradas de aumentos do IVA , IMI, Energia Eléctrica, Gás, Taxas moderadores, SCTUS, Combustíveis, Tabaco ( 50% !!!!!) e Álcool. A chuva intensa de impostos e o vento forte de aumentos, não pouparão a Cultura , a Saúde e a Educação . A Protecção Civil faz também um aviso especial para quem tem porta aberta ao comércio e à restauração .Talvez de início não sejam tão afectados mas no fim serão os que terão mais dificuldade em reconstruir. Por último, a Protecção Civil avisa que este é um Furação estacionário e lamenta a tragédia, mas relembra que esta, poderia e deveria ter sido evitada, não fosse a atitude negligente manifestada pelos cidadãos no último acto eleitoral.

2011-10-18

A crise e a seca.

Enquanto uns conversam e outros estão juntos , um outro espreita uma oportunidade de poder vir a ter alguém com quem conversar. Os que conversam , falam da crise . Os que estão juntos , falaram da seca. O que espreita a oportunidade , promete à que quer para sua companheira, a solução de ambas. Os que estão a conversar e os que estão juntos , sorriem . Solução para a falta de chuva? Claro que sim. Domingo em diante já nenhum de nós perderá tempo com essa conversa. Quanto à crise? Quem nos dera que coubesse nas promessas de um namoro. ........foto minha .

2011-10-16

Haja Céu na terra , assim como na Foz.

Rio de nuvem no azul. Do quase branco ao quase negro, em leito de cores aconchegadas, haja céu na sua foz à altura, que isto de receber tamanho curso de água em suspensão, será sorte só de alguns. .................. .............. .............. .................. foto de arquivo, pois então.

2011-10-14

Comunicação ao País

O 1º Ministro do Governo do Outono fez hoje uma comunicação aos cidadãos e foi sem surpresas que no âmbito do OE (Orçamento da Estação) foram anunciadas pesadas medidas de austeridade . Começando por assumir perante o País, aquele que considera ser o OE "mais difícil de fechar e de executar de que há memória em Portugal",o 1º ministro do Outono justificou as medidas ,perante o descalabro das contas neste ano, desta Estação. Assim, foi anunciada a redução da despesa com o calor (já esperada) e um aumento da receita pela via das primeiras chuvas. O IVA ( Insustentável Verão Atrasado) e o IRS ( Invulgar Registo de Seca) vão ver agravadas as suas taxas . Será implementada a ocorrência de mais 30 minutos de precipitação por dia. O subsídio de Verão ( de S.Martinho) será extinto. A entrada em vigor deste inevitável “mau tempo” em Portugal, acompanhará outro , esse sim, inexplicável , mas que não cabe aqui por ora, analisar. ………………Foto minha na praia ,em tempo de Verão. ( Este fim de semana será o último deste Verão desmesurado. Para 4 ou 5 meses estará agendado outro parecido.Ou nem isso. Mas isto é apenas uma previsão).

2011-10-13

Última Hora :

Ainda não há acordo na transição de poderes entre os triângulos. Sob um muro de lamentações dos negros, envolto num coro de protestos dos azuis pela perda de regalias,os triângulos delegados , continuam distantes de um entendimento. Está agendada nova tentativa de “concertação” , para o início da próxima semana. Entretanto, os negros , apresentaram uma queixa no Supremo Tribunal do Outono. ................ .............. ........................................................ foto minha aos triângulos de Serralves .

Águas turvas.

-Já viste Gedeão ; Andamos todos baralhados com este tempo.Tudo está cada vez mais incerto e ninguém sabe com o que pode contar. Projectamos um cenário que a realidade trata logo de desmontar.Os dias sucedem-se ,as incertezas aumentam . Já não temos a que nos agarrar. -É verdade Navega. Queixam-se os da castanha que seca no ouriço, Lamentam os da azeitona que este ano até prometia e mirra agora na árvore. Autarcas pedem poupança no consumo de água e quantos não gostariam agora de estar a gozar o seu período de férias, depois daquele mal amanhado tempo de Julho e Agosto. -Não era bem , bem , nesse tempo que estava a pensar. -Outra vez? Mas então? De que tempo estás a querer falar?

2011-10-11

Ainda não ?

O dia de Céu azul ficou chateado com a côr que lhe tinham destinado ao pôr do sol e interpelou o Mar: -Ainda bem que "estou a acabar". Já me viste isto? A gente “ter que parecer” aquilo que não quer ser? - Mas então? Quem bem faz a cama , bem nela se deita. Eu avisei-vos ;Tu e o Sol quente andam a exagerar . Abrasam fora de época e com tanta secura promovem o fumo de incêndio em suspensão . Eu, que pouco poder tenho de intervenção , tenho a côr que vocês me dão.E olha lá: isto é côr que me pertença? -Tens razão; Vou ter que falar com o Sol. -Mas já lhe disseste que era Outubro? -Pois… Ainda não. ............foto minha hoje na praia de Vila Chã ,com fumo de incêndio a baralhar as cores.

2011-10-10

Tudo na mesma

E o céu azul tem sido tão forte , que não há margens negras que o comprimam, nem rio de cinzentos que o arraste. E assim irá continuar. ………….. ........... .......... ..... ......................................................... ................................. ....................... ......................foto minha , ontem , em Serralves.

2011-10-09

Tempos de crise...

O céu azul estatelou-se no chão de cimento , encharcado. Cercado de nuvens negras , cinzentas e de algumas verdadeiras ,em sonho agitado , despertou do pesadelo e já acordado, consciente, depressa esqueceu este tempo passado,exalta a realidade do tempo presente. …………Em tempo de azul eterno nos céus, foto minha , ao confinado azul em Terra.

2011-10-08

Campanário com dúvidas.

Diz o sino cá em baixo à esquerda para os outros: -Não era suposto o desassossego e estarmos já a tocar a rebate? Temos que avisar toda a gente. -Tenho as minhas dúvidas. Eu cá permanecia quedo para não alastrar mais o medo, diz um dos de cima. -Sim. Deixa estar. O tempo até está bom, diz um dos do meio. -Não concordo. Seremos cúmplices no que acontecer à Aldeia, diz outro. Um deles até aqui em silêncio, concluiu : -Que não seja por isso que a gente vá interromper a nossa sesta. Com a globalização ,toda a população estará já informada dos perigos. - Olhe que não; olhe que não, diz um dos mais sonoros.Meus amigos: Eu tocaria a rebate , sim… …………foto minha ao campanário que embeleza o alto de S.Domingos da Serra ,455 m, em Raiva, Castelo de Paiva e a uns azulejos que há por lá...

2011-10-07

Um pouco mais de Verão,

Uma das mais importantes nuvens dos céus dirige-se ao seu fiel meteoro empregado : -Ambrósio : apetece-me algo; talvez um pouco mais de Verão ! -Sim minha Senhora.Foi já providenciado. Mas não acha exagerado? -Que queres? São os meus netos .Queixam-se dele. E é verdade. Este ano , eles mal pararam na “picina”. - Não se preocupe.Está já tudo tratado. -Oh Ambrósio: Depois, lembra-me ! Quando a terra estiver seca trazes-me um pouco de chuva, está bem? -A Terra já está seca , minha Senhora. -Ah, mas agora não. Como gosto de vê-los naquele frenesim. Agora , nem pensar. A terra pode esperar… - Não sei minha Senhora se é assim. -Ambrósio; Que é isso? Ousas discordar de mim?

2011-10-06

Tanto que ainda falta....

A árvore, cansada de esperar pelas nuvens , decidiu partir, emigrar. O sol pediu-lhe para ficar ,lembrando que será mais fácil aguardar pela chuva ,ainda que demore, do que criar raízes noutro lugar. A Árvore foi pensar. ..................... ................. .............. .................. ............... ...................... ............ .. .............................. .................................................... .......................................... ........................... ................................................ ............................ .................................... ......( é que falta tanto ,tanto, ainda , para a chuva chegar...).

Não faz sentido...

Não tem sentido a actual direcção do vento financeiro europeu. O Sul é ameaçado por um Norte, que não vê o que se passa a Leste. A Oeste? nada de novo… ................................ ........... ............. ..... . ................ ............... ......... .................... ..................... ................... ............................................................ ................ ................. .................... ....foto minha ao cata-vento que embeleza o marco geodésico no alto de S.Domingos da Serra ,455 m, em Raiva, Castelo de Paiva.

2011-10-04

Dois mil anos de Sol e Azul...

Naquele dia, o SOL convocou todos os discípulos meteoros para uma ceia , informal , nos seus aposentos.Havia rumores de forte contestação à sua liderança e quanto à forma como eram conduzidas estratégias de aliança. Reclamação atrás de reclamação, conversa que puxa conversa, copo atrás de copo , farto de tanta reivindicação , soltou a garganta: -Meus amigos : Mas afinal quem é que manda aqui? Que é isto? Fiquem sabendo que até onde a vista alcança, 2000 anos na Terra, 10 dias no Céu ( meteorológico), sou eu sim, que vou liderar. Eu e o Azul que hoje não pôde estar aqui connosco . E não vos adianta vir para a rua protestar . Como já sabemos como ides actuar, sereis facilmente “dissipados” . Já no fim da reunião levanta-se uma voz preocupada : -Já estou a fazer falta. Não Sabeis ? Falai com o Povo que acredita em Vós. Ele dir-Vos -á. É bom o chover . - Sim. E eu?, questiona a neve. Há quanto tempo? -Tu ? está calada ! , diz o vento.- Para ti e para a geada , é normal que ainda falte .Agora eu? Completamente ausente ? A Trovoada , muito discreta na reunião, assim como o Relâmpago e o Trovão , relembra a importância da Chuva. -Que engraçado! , dizem as Nuvens. – Queres chover sem nós? Por favor. Mais respeito. - Mas que gralhas. Basta. Calem-se . Nos próximos Dois mil anos meteorológicos, espalharei a minha fé. Eu com a minha Maria ( o azul) …Que atire a 1ª pedra quem não quer um Outono assim...

2011-10-03

Verão desmesurado...

A agência de notação “S.Peter” reduziu o rating do Outono em Portugal de A- para BBB-, um corte de três níveis que deixa a Estação a apenas um nível de ser considerada junk (“lixo”). A agência acaba de colocar em «incumprimento selectivo» todo o Estado (do tempo) nacional. Há mais países na Europa em “dificuldades” , neste Outono "afundado na dívida". Quanto vai custar este desmesurado Verão? ..............foto minha ao azul quente , destes e dos próximos dias...

2011-10-01

Que tempo !

- Já viste isto Navega? Mas que bem que é, aqui estar.Que Verão ,Outono dentro! Mas, sabes? como os tempos estão temo que mais tarde, também aqui, nos vão taxar este “clima” ( extemporâneo ) de algum bem-estar. - Cala-te Gedeão. Como taxar? Com Inverno rigoroso? Deixa-o vir.A gente aguenta a chuva, o vento forte e o frio. - Ah; Desculpa. Não me referia a esse tempo. -Mas afinal, de que tempo(s) estás a falar?